Vila Antinori em Monte Aguglioni - Florença

full screen
107 Fotos
A poucos quilómetros da cidade de Florença, em Itália, no topo de uma das colinas à esquerda do curso do Rio Arno, surge esta estupenda moradia de luxo histórica para venda. A sua fabulosa fachada aparece na etiqueta de um dos vinhos que fez a história do Chianti Classico no mundo: referimo-nos à Vila Antonori em Monte Aguglioni, uma moradia que pertenceu a uma das grandes famílias do vinho da região da Toscana, em Itália, do final do séc. XIX até a metade do século passado.
Esta estupenda casa, que se encontra a apenas cinco quilómetros de Florença, possui uma história muito rica. De 1498 a 1517 pertenceu à potente família Del Giocondo da qual faz parte a famosa Monna Lisa, esposa de Francesco del Giocondo, dita "A Gioconda", que foi retratada por Leonardo Da Vinci em meados de 1505. Parece que daqui viesse Baldo d'Aguglione, magistrado e político de Florença, contemporâneo de Dante Alighieri, que o grande poeta cita duas vezes na Divina Comédia como o grande "vilano d'Aguglion". De facto, foi o d'Aguglione a emitir a sentença, no dia 2 de setembro de 1311, que excluiu Dante da aministia impedindo-o de regressar à Pátria após o exílio.
Trata-se de um impressionante complexo do séc. XVI, composto por uma casa principal e pelas suas construções, tais como a casa do guardião e outros edifícios usados para fins agrícolas. A propriedade está cercada por esplêndidos parques, jardins e avenidas repletas de árvores. Uma grande floresta circunda e protege esta fabulosa residência. Duas são as entradas: a principal, e original, surge através de um imponente portão de ferro com duas portas, na avenida de ciprestes, até chegar ao jardim em estilo italiano com plantas e tanques ornamentais, que foi projetado pelo famoso arquiteto Inglês, Cecil Pinsent, que lhe deu as características de um verdadeiro parque com rosas, árvores de grande porte e canteiros simétricos. Existe uma escada com uma rampa dupla contraposta que conduz ao nível da habitação. 
O corpo principal da moradia, que tem uma superfície total de 2.800  m², é composto por três pisos, além de um piso subterrâneo, dispostos como se segue: no rés-do-chão da casa, em correspondência com a entrada, encontramos o grande hall, cinco salões, uma grande sala de estar, um corredor-hall, uma cozinha, uma entrada de serviço, duas casas de banho, uma despensa e uma sala técnica; no andar de baixo existem três salas, uma grande galeria com abertura para o parque, uma cozinha, uma sala de jantar, duas divisões utilizadas como depósito, dois banheiros, três salas técnicas e uma adega. No primeiro andar, encontramos a área de dormir com cinco quartos, um dos quais com uma varanda em ferro forjado e vidro, três divisões para o guarda-roupa, cinco casas de banho, uma fabulosa biblioteca, uma despensa e uma pequena varanda na parte principal. No segundo andar existem mais dois quartos, uma sala de fitness, uma divisão usada como estúdio, dois banheiros e um grande terraço denominado "dell'orologio", que oferece uma esplêndida vista panorâmica sobre a planície de Florença. Os pisos estão ligados entre si, não só por fabulosas escadarias interiores, mas também por um conveniente sistema de elevador. Finalmente, no nível mezanino, encontram-se mais divisões adjacentes ligados à propriedade principal, que foram destinadas a ser utilizadas como serviços. Na mesma porção do edifício existe uma unidade adicional para uso residencial e as divisões agrícolas. Enriquece esta excecional moradia de luxo, a capela privada com uma planta poligonal, típica das prestigiosas residências da época, exemplo nítido da arquitetura devocional do séc. XVII. 
Entre os edifícios anexos, contamos três estruturas destinadas ao limoal, à estufa, à garagem ou às salas técnicas, a residência do guardião e várias construções para uso agrícola. O aspeto atual desta moradia de luxo com um prestígio absoluto, com a parte frontal encimada por um elegante relógio, foi desejada pela Marquesa Antinori no início do '900, que para as importantes obras de restauração se aproveitou do trabalho do seu irmão, o arquiteto Egisto Fabbri, artista e colecionador de pinturas. Outra das mais-valias da vila, reside no facto de que, a partir desta excecional propriedade para venda, em Itália, verdadeiramente única no seu género e com um enorme prestígio histórico e arquitetónico, são acessíveis, num curto espaço de tempo, algumas cidades toscanas de interesse histórico e artístico internacional, tais como San Giminiano, Siena, Pisa, Lucca e todas as outras cidades de montanha da região do Chianti e da costa do Mar Tirreno.
Informações Técnicas
Região: Toscana
Município: Florença

Moradia principal: 2.800 m² 
Rés-do-chão: 5 salões nobres, sala de estar-sala de jantar, depósitos, comércio de vinhos, orciaia
Primeiro andar: 5 quartos com casa de banho e roupeiros, sala de biblioteca, varanda panorâmica
Segundo andar: 3 quartos, 2 casas de banho, estúdio, sala de fitness, terraço
Cave: Divisões para uso da cozinha, sala de jantar, 2 salas de estar, salão dos "graffiti", galeria dos Médici com portas francesas, 2 divisões para o depósito, 2 casas de banho, 2 despensas, adega, salas técnicas
Sotão: alojamentos para o pessoal de serviço, despensas, cozinhas, salas para as refeições, lavanderias, engomadorias, 2 depósitos
Sistema de ar condicionado no verão e inverno

Capela privada
Campo de ténis: 70 m² com club house, wc e balneários
Piscina
Moradia do guardião: 80 m², 4 divisões com adega

Edifício agrícola A: 25 m², 3 salas usadas como abrigo para os animais de capoeira, depósito para os equipamentos mais pequenos e diversos materiais, 1 casa de banho 
Edifício agrícola B: 64 m², produto manufaturado para um piso único acima do solo, dividido em duas divisões com acessos separados 
Edifício agrícola C: 77 m², depósito para as ferramentas e para os materiais  usados na atividade agrícola
Edifício agrícola D: 43 m², abrigo para as máquinas agrícolas
Limoal: 200 m²

Terrenos: 27 hectares

Toscana – Florença: Florença 5 km - Lucca 40 km - Pisa 40 km - Siena 55 km - Forte dei Marmi 65 km - Monte Abetone 50 km - Termas de Montecatini 20 km - Aeroporto de Florença 20 km.
Ref: 0966
Preço: Negociação reservada

moradia exclusiva toscana

propriedade histórica
moradia de luxo em Florença

Contactos

Para responder melhor ás vossas exigências, por favor preencha os campos abaixo, especificando a língua na qual gostaria de obter a resposta. A Lionard responder-lhe-á o mais rapidamente possível.

Nome *
Sobrenome *
Email*
Telefone*
Sociedad
LÍngua*
PaÍs *
Messaggio *
Privacy *
Aceito as condições do Decreto-Lei N° 196/03.

Tel.: +39 055 0548100

Scandicci

Florença é universalmente conhecida como uma cidade de Arte com um património inestimável de obras que a transformam num pulsante museu ao ar livre. O coração de Florença é a Piazza della Signoria onde se erguem o Palazzo Vecchio e a Galeria degli Uffizi. A dois passos encontramos a Catedral, com a majestosa cúpula de Brunelleschi, acompanhada pelo Campanário de Giotto e pelo Batistério de San Giovanni com as suas famosas portas de bronze. 
O rio Arno, que passa no meio da cidade da região da Toscana, em Itália, rica em moradias de luxo, ocupa um lugar na história de Florença. Historicamente, a população de Florença tem uma relação de amor/ódio com o Rio Arno portador, seja de vantagens ao comércio, que de catástrofes e inundações. Entre as pontes que a atravessam, a Ponte Vecchio é única no mundo, com as características lojas de ourivesaria construídas nas pequenas casas sobre a ponte. Atravessada pelo nobre Corredor Vasariano é a única ponte da cidade que passou incólume à segunda guerra mundial. A parte esquerda do Rio Arno, o Oltrarno, é uma zona onde se respira, ainda hoje, entre as centenárias lojas artesanais, a atmosfera da Florença daquela época, tal como foi descrita por Vasco Pratolini e Marcello Vannucci.